friends apartamento monica
Cinematográficos | 28 de fevereiro de 2019

Friends – Apartamento da Monica

Não há nem como discutir que F.R.I.E.N.D.S. foi um grande sucesso e até hoje é relembrado e revisto por muita gente. Esse seriado que conquistou milhões de fãs ficou no ar por 10 anos (de 94 à 2004), totalizando 10 temporadas. Acredito ser meio desnecessário falar, mas a série conta com 6 personagens principais, os amigos Rachel, Monica, Phoebe, Chandler, Joey e Ross. E nosso objetivo aqui é analisar e tirar inspiração dos cenários que fizeram história junto com a série.

Esse é o primeiro post da série Friends, logo mais teremos dos demais ambientes.

Ano passado o site Modsy fez uma atualização do estilo do apartamento da Monica e como seria dependendo de quem iria morar nele. Se você quiser ver mais sobre, é só clicar aqui.

Um fato curioso… de acordo com o site da CNBC o valor atual (2018) do aluguel do apartamento da Monica, localizado em Nova Iorque, seria uma média de U$ 4.500,00 ou mais de U$ 2 milhões para a compra. Claro que o seriado foi filmado em um estúdio da Warner, mas, dentro da estória, foi sorte das moradoras pagar um valor bem mais acessível no aluguel devido ao imóvel ser da família da Monica.

Mas vamos começar logo a nossa análise que o post de hoje vai ser grande! <3

friends apartamento monica

Trazendo o estilo do apartamento da Monica para sua casa

Vamos fazer o seguinte: como o seriado foi ao ar há anos atrás, vamos relembrar os cenários originais, analisar os ambientes e, se necessário, dar uma modernizada em alguns itens para que nossa decoração também não fique obsoleta.

Outro fato interessante… você já reparou que as paredes do apartamento da Monica (sala, que é o que mais aparece) são roxas?! Um detalhe bem inusitado mas com um bom motivo. É reflexo da ideia de criar um ambiente que seja de rápida identificação das pessoas que estavam mudando de canal a procura de algo para assistir. Assim era fácil distinguir que se tratava de Friends quando alguma cena se passava no apartamento da Monica, um dos principais cenários.

Claro que existem vários outros ambientes icônicos e, com a fama do seriado, não é difícil pra gente perceber, em poucos segundos, que se trata de Friends. Ainda assim, ter paredes roxas foi uma boa estratégia para a série, principalmente no início.

Para sua casa, se você quiser ousar, nada contra o roxo. Porém, nesse caso, pode escolher uma ou outra parede de destaque, para não pesar muito o ambiente. Outra sugestão é neutralizar um pouco essa cor, escolhendo um tom um pouco mais pro cinza ou branco. Assim a cor não fica tão vibrante, se esse for seu desejo, claro.

Sala e Cozinha do apartamento da Monica

O apartamento da Monica é bem eclético, mistura muitos estilos diferentes e muitas cores também. Isso a gente consegue observar facilmente só pelas mesas de apoio distintas espalhadas pela sala. É como quando a gente reaproveita móveis que já temos, ou herdamos ou, ainda, compramos em lojas de usados. Mas com um pouco de jeitinho, tudo pode ficar bem harmônico. 😉

Continuando nessa ideia de misturas, vemos que existem muitos objetos e decorações pelo espaço, tanto em cima das mesas, nas prateleiras e nas paredes. Além disso, são usadas diversas plantas pra complementar junto com os vários abajures e luminárias – também de estilos diversos. Afinal, todo o charme está aí.

Uma das marcas registradas de Friends é a icônica moldura amarela/dourada na porta de entrada roxa. Como fã de carteirinha, é possível replicar exatamente essa imagem. Mas, outra forma, mais sutil, de usar essa ideia é ter as molduras (avulsas, só o requadro) penduradas em paredes. Isso está se tornando cada vez mais comum e é muito bacana.

O piso é madeira, na série tem o estilo Parquet ou similar. Podemos trazer um pouco mais para a modernidade usando porcelanato ou vinílico em réguas. Acima disso, são usados muitos tapetes, delimitando a área da sala, do escritório na frente da janela e também uma passadeira no corredor, na frente da porta do banheiro.

O sofá é mais neutro e a poltrona não precisa acompanhar o mesmo estilo. Para criar mais espaços de assento, foram acrescentados puffs e outras poltronas e cadeiras com o intuito de sempre acomodar todos. Pensando nisso, também vemos um ambiente comprometido com o conforto, é só reparar nas mantas e almofadas pelas poltronas e sofá.

A maior janela possui esquadria preta, que nesse caso é uma questão de construção, mas contribuiu no interior também. Falando nas janelas, podemos ver que não é usado só um tipo de cortina em cada abertura. Sempre temos algum estilo de persiana junto com uma de tecido – que era mais decorativo. Isso é uma coisa que podemos usar até hoje, tranquilamente, se esse for seu estilo. Geralmente usamos uma que é mais para bloqueio de iluminação e outra que seja mais leve ou decorativa.

Já para o lado da cozinha existe uma viga exposta e colunas de madeira, a utilização do tijolinho nas paredes – em contraste com o roxo – e os móveis são turquesa. 😀 Móveis coloridos na cozinha é pra quem não tem medo de ousar, nem de enjoar, e apostar em algo diferente do branco ou outra cor neutra. Se você não tem medo de apostar em cores, agora tem mais uma vantagem: a cozinha está cada vez ganhando mais atenção, deixando de ser básica e conquistando mais espaço na prioridade da decoração de casa. Mas não se preocupe, não é só nos armários que a cor pode ser utilizada. Você pode optar por colorir decorações ou móveis soltos, como as cadeiras. Assim, se enjoar, fica mais fácil de trocar. 😉

Na cozinha também acontece o que já falamos sobre a sala: muitos itens à mostra, tanto decoração, quanto utensílios. Aqui também é muito particular, depende se a preferência é deixar os objetos à mostra ou “escondidos”. No caso do cenário, os itens aparecendo ajudaram a compor o espaço.

Mas agora vamos ver o resultado dessas inspirações e, na sequência, vamos ver sobre os outros ambientes do apartamento da Monica de Friends.

friends apartamento monica

Confira os produtos mostrados:

friends apartamento monica

Confira os produtos mostrados:

Quarto da Monica

A riqueza de detalhes, com muitos objetos, e o uso de plantas e flores continuam no quarto da Monica. Também, assim como a porta de entrada é roxa acompanhando as paredes, a porta do quarto também acompanha a cor das paredes rosas.

As luminárias das paredes são mais antigas, parece que acompanhando a idade do apartamento. Nesse caso o abajur na mesinha lateral acompanhou bem nesse estilo.

Cama e criados em pátina enquanto a outra cômoda em madeira. Dá pra ver que tem vários móveis soltos mas, como são pequenos, ainda fica um bom espaço de circulação no meio do quarto.

Agora vamos ao board:

friends apartamento monica

Confira os produtos mostrados:

Quarto da Rachel

Mais romântico, mesa lateral mais rebuscada, roupa de cama mais marcante.

Poster “Film Noir” na parede, que é um estilo de filme de suspense criminoso feito por Hollywood ente 1940 e 1950.

E as flores continuam fazendo presença nesse ambiente também.

Confira a ideia:

friends apartamento monica

Confira os produtos mostrados:

Banheiro do apartamento da Monica

Pra começar, como os outros ambientes, as paredes têm uma tonalidade mais forte, mas, nesse caso, meia parede apenas. Também podemos ver vários elementos expostos, um pouco de decoração e muitos produtos.

No box, é usado a famosa cortina. Com um padrão pouco floral, pouco geométrico, bem retrô. 😀

O espelho tem, aparentemente, uma moldura de ferro e divide a parede com quadros, prateleira e outros acessórios.

Como resultado dessas inspirações, sugiro essas composições:

friends apartamento monica

Confira os produtos mostrados:

Só faltou o quarto secreto. Mas esse acho que a gente nunca vai saber como é, né?! 😉

  Tenha em casa. Compre online …

Comentários ...

Seu email não será divulgado. Todo comentário passa por uma aprovação antes de ser exibido. Para usar avatar, cadastre-se em Gravatar.com.