Estilos Decor | 24 de fevereiro de 2019

Estilo Art Déco – Características

O Estilo Art Déco – Arte Decorativa – surgiu na Europa em 1910 e engloba arquitetura, artes visuais e design, além de ter influenciado tantas outras áreas de forma internacional naquela época. Nesse link aqui você pode encontrar mais informações sobre o surgimento, auge e declínio se tiver interesse. 😉

De modo geral, usava materiais ricos e representava o luxo, a modernidade e elegância. Foi usado em muitos ambientes luxuosos em prédios, trens e trans atlânticos. Como não tinha conceitos e doutrinas fortes ele não chegou a ser um movimento – com isso era possível ver muitas variações, fases diferentes e até contradições dentro do Estilo Art Déco. Como o nome já diz, era uma arte extremamente decorativa e um ponto muito interessante é que, principalmente em um determinado período desse estilo, a decoração combinava com a função do edifício – como exemplo, esculturas que ilustram dança e música poderiam ser encontradas em teatros da época.

01 - Estilo Art Deco

O surgimento desse estilo veio logo depois da Art Nouveau (também vamos falar dela ao longo do blog), mas retomou as raízes e usou o artesanato e materiais que eram utilizados anteriormente como o mármore, marfim, ouro, bronze e prata. Nessa época a natureza ainda era a fonte de inspiração. Anos depois os materiais utilizados passaram a ser um pouco mais exóticos, como o couro colorido, a madeira pintada e as cores mais vivas, e os padrões mais geométricos, o que o tornou ainda mais elegante e pouco menos enfeitada – nessa época o estilo teve influência de outros movimentos, como o cubismo. Já no fim dessa etapa, as formas arredondadas tomaram conta da arquitetura e dos móveis. Então a Grande Depressão aconteceu e o estilo ficou mais sóbrio e moderado, incluindo materiais como o aço cromado, inoxidável, alumínio e plástico.

Trazendo o Estilo Art Déco para sua casa

Quando falamos em Estilo Art Déco vamos lembrar sempre da mistura de vários movimentos como Cubismo, Modernismo e Futurismo para retratarmos as formas dos objetos da nossa decoração. Portanto, procuramos, sobretudo, por linhas bem marcadas, padrões geométricos e angulares.

Para as cores, procuramos o amarelo, vermelho, verde, azul e rosa em tons fortes e que combinam perfeitamente com o preto, prata, cromado e até dourado dos detalhes. Se a ideia é ter ambientes mais tranquilizantes, opte pelos tons de bege e misture com a madeira (polida ou laqueada).

Já para os materiais: os exóticos também são bem-vindos na decoração. Lembra que esse estilo era a expressão do luxo?! Pois então, um toque cenográfico no seu ambiente vai fazer toda a diferença ao retratarmos o Estilo Art Déco (assim como esse estilo influenciou vários estúdios de cinema também). Opte pelo brilhoso: espelho, cromado, laca; pela singularidade: mármore; pela exclusividade: madeiras raras, couro de zebra. Em muitos casos e materiais você pode optar pelas imitações que dão o mesmo efeito.

O bom desse estilo é que ele é tão marcante que, mesmo se usarmos poucos elementos característicos, eles podem refletir no ambiente como um todo.

Móveis e decorações ideais para o Estilo Art Déco

No geral, para acompanhar o Estilo Art Déco, opte por peças grandes. O tamanho generoso ajuda a passar a ideia de grandeza e poder ao qual esse estilo se compromete. Procure também por peças com formas fortes e simples. As formas geométricas podem estar presente nos móveis e até nas paredes com boiserie (que são aquelas molduras que vão nas paredes). Lembre-se que o material faz toda a diferença. Para os móveis, pode abusar da madeira, principalmente as exóticas. Ou então buscar acabamentos brilhosos e com detalhes em metal.

Para os tecidos: geométrico ou cores sólidas. No chão os tapetes geralmente com padrões geométricos cobrem os pisos que podem ser desde madeira envernizada, vinílico ou azulejo (antigamente se usava muito o padrão preto e branco). Também existem os pisos e revestimentos geométricos que podem ajudar a compor o Estilo Art Déco.

Nas luminárias e lustres, o cromado e vidro esmaltado fazem parte desse estilo. Agora, se quiser trazer esse estilo um pouco mais para a modernidade, você pode buscar por um lustre com hastes e materiais metálicos, não deixando de lado o geométrico e a simetria.

Para finalizar, papel de parede! Procure por estampas – também – geométricas. Lembre da abundância na apresentação das formas, bem ornamentada e marcante.

Lá no Pinterest eu tenho uma pastinha dedicada a esse estilo. 😉

  Tenha em casa. Compre online …

Veja também ...
Comentários ...

Seu email não será divulgado. Todo comentário passa por uma aprovação antes de ser exibido. Para usar avatar, cadastre-se em Gravatar.com.