Estilos Decor | 22 de fevereiro de 2019

Estilo Cottage – Características

O Estilo Cottage visa um espaço relaxante e aconchegante que você pode conseguir mesmo que esteja no meio da cidade. Como o nome já diz, traduzindo significa Casa de Campo (ou chalé, no geral, casas usadas para veraneio), o Estilo Cottage traz a leveza da natureza e elementos com bastante histórico para dentro de casa, mesmo que essa casa não esteja mais localizada no campo ou regiões costeiras. Antigamente podia não ser considerado um estilo de decoração, mas sim uma maneira que as pessoas viviam e aproveitavam seus lares. Se pensar em um móvel antigo de boa qualidade, era comum ele fazer parte da casa por muito e muito tempo, ou até ser herança para gerações seguintes. Porém, com o tempo, essa ideia foi ficando popular, já que temos como um dos pontos altos desse estilo criar ambientes que te levem para longe do estresse do dia-a-dia.

Trazendo o Estilo Cottage para sua casa

Para esse estilo podemos encontrar desde ambientes isolados de uma casa ou tomando conta dela por inteiro. Para adotar o Estilo Cottage você pode ter uma base inicial totalmente branca, assim criamos um espaço iluminado e claro. Se branco for sua cor, você pode conseguir um ambiente simples e sofisticado sem acrescentar outras colorações. Nesse caso, você pode optar por mesclar texturas, tons e formatos diferentes para dar mais variedade e estilo ao ambiente.

03 - Estilo Cottage
03 – Fonte

Caso opte por não ter um ambiente totalmente branco e queira mesclar com outras cores, opte por cores suaves e tons pastéis, que também são as cores chave do Estilo Cottage.

04 - Estilo Cottage
04 – Fonte

Móveis ideais para o Estilo Cottage

Para o Estilo Cottage devemos favorecer as peças que tenham aparente histórico, como peças mais rústicas que foram conservadas. As vezes dar novas funções aos móveis antes usados de forma diferente. Um banco de madeira que costumamos usar na área externa pode ser um ótimo componente de uma sala de jantar à la Estilo Cottage.

Nesse caso, a cor escolhida é uma ótima aliada para integrar e unificar todo o ambiente que pode contar com objetos de diferentes estilos e, ainda assim, ter um visual uniforme pertencente ao Estilo Cottage.

Os móveis podem ter uma cara mais Vintage também. O segredo aqui é escolher a dedo cada objeto e olhar com outros olhos, pensar fora da caixa. As vezes você pode encontrar o ponto alto da sua decoração Estilo Cottage em uma loja de móveis usados.

Após ter encontrado seus elementos, para o Estilo Cottage podemos apostar bastante na madeira na sua cor e texturas originais (tanto nos móveis quanto elementos da construção, assim como no piso, por exemplo). Além de também encontramos muitos elementos de madeira pintados de branco – brilho ou fosco, de acordo com seu gosto. O importante é seguir a paleta de cores escolhida e, para facilitar na combinação, todos os tons de madeira que ficaram com a textura aparente podem seguir um mesmo padrão. Se você escolher uma mesa rústica de madeira mais acinzentada, você pode usar um outro objeto decorativo na mesma linha, sem misturar muito tons e tipos muito diferentes de madeiras. Assim, as madeiras diferentes do tom que você busca podem ser pintadas de branco, deixando o ambiente mais harmônico no melhor Estilo Cottage.

Decorações para o Estilo Cottage

O Estilo Cottage é muito voltado ao conforto e relaxamento. Para isso, pode abusar das almofadas, tapetes, travesseiros, espaços para sentar e confraternizar. A ideia é tornar o ambiente convidativo e caloroso. Já as cortinas podem apresentar um tecido mais leve, ainda naquele conceito de deixar a leveza da natureza e a luminosidade de fora fazerem parte do ambiente – característica que também podemos reproduzir trazendo vasos e arranjos de plantas para a decoração.

Para trazer o Estilo Cottage mais para a modernidade, podemos incluir texturas como geométrico, listrado e chevron nas composições atuais.

Diferente de alguns outros estilos, no Estilo Cottage podemos abusar um pouco mais dos acessórios e decorações, pois eles contribuem para tornar o ambiente acolhedor. Como encontramos nos móveis, os objetos de decoração também são de estilos diversos, bem ecléticos. Portanto, para que tudo fique condizente, é importante saber formar bem os grupos e composições, mesclando diferentes estilos de objetos decorativos mas de forma harmônica. Uma dica simples para isso é misturar objetos de materiais e alturas diferentes. Procurar inspirações de composições diversas na internet sempre pode nos ajudar com isso também.

08 - Estilo Cottage
08 – Fonte

Variações

Muitos dos estilos se mesclam e isso é grande aliado para tornemos o ambiente único e com nossa cara. Por isso, as vezes é difícil olharmos um ambiente e identificar apenas um estilo como sendo o único orientador dos elementos daquele espaço. De toda forma, podemos dizer que o Estilo Cottage tem toque um pouco mais feminino e delicado que o Estilo Provençal, por exemplo, e traços mais robustos e marcantes que o Estilo Shabby Chic (que é uma marca registrada, inclusive. Falamos um pouco mais sobre eles ao decorrer do blog), embora tendo muita semelhança com ambos os estilos. Fora isso, encontramos algumas variações e mistura com outros estilos dentro do Estilo Cottage, o que muitas vezes deixa bem cara de casa da vovó 🙂

Estilo Cottage Rústico

Toque menos feminino. Lembra bastante os chalés (americanos), de fato. Utiliza mais de elementos da natureza, como as madeiras com suas texturas mais aparentes (e menos pintadas de branco), pedra para as lareiras, até estampas de animais além de estampas xadrez que também encontramos. As cores partem para o amarelo, azul, vermelho e verde – mesmo que em tons mais sóbrios, pálidos, menos saturados mas, ainda assim, bem marcantes. Couro, artesanato e plantas também estão bem presentes na decoração e os móveis são mais estilo Vintage.

Estilo Cottage English Country

Nessa variação somos transportados para o estilo chalé inglês. Os móveis são mais tradicionais. O uso de cores, inclusive em seus tons mais forte, é outra vertente desse estilo e está presente em paredes, decorações e tecidos. Para formar a paleta, é comum a mistura de 3 ou 4 cores que ainda sim são inspiradas na natureza: como o verde das folhas e o colorido das flores. Estampas listradas, forais e até arabescas se misturam em um mesmo ambiente. Os tons de madeira também podem ser mesclados com facilidade. Nas paredes, podemo ter o papel de parede. Essa vertente para mim é, sem dúvidas, a que vai mais longe do estilo que temos como sendo o “original”.

Estilo Cottage Romântico

Bem delicado e feminino. Menos aparência da madeira e mais móveis claros – geralmente branco ou bege – se misturam com o padrão floral que traz, na maior parte das vezes, o rosa para complementar a paleta de cores.

Estilo Beach/Coastal Cottage

Aquela casa de praia bem confortável, convidativa e que não dá vontade de ir embora nunca mais. Cores claras se misturam com elementos náuticos nas cores branca e azul e, em alguns casos, amarela e laranja. Podemos conseguir esse aspecto bem litorâneo com estampas que vão além do geométrico e florido, como o listrado e o arabesco. O único segredo é não fugir da paleta de cores característico dessa vertente.

Estilo Vintage Cottage

Não vi ser falado muito dessa modalidade, mas durante as pesquisas eu li em algum site estrangeiro, da qual não identifiquei a origem, sobre esse estilo. Como ele tem a base exata do Cottage como início dessa variação achei muito válido citar aqui, mesmo não encontrando vários outros sites que comentem sobre essa mesma vertente. Tudo começa com o ambiente totalmente branco ou tons bem claros (como já falamos anteriormente). Então, a gente vai começar a misturar com cores candy colors – tons pastéis – em alguns elementos, como as peças vintage. Não precisamos escolher apenas uma cor chave unificadora (como geralmente fazemos no Cottage), podemos fazer uma mistura, e esse é o diferencial. Assim, temos um ambiente cheio de luz, acolhedor e delicado.

Lá no Pinterest tenho uma pastinha dedicada só a esse estilo 😉

  Tenha em casa. Compre online …

Comentários ...

Seu email não será divulgado. Todo comentário passa por uma aprovação antes de ser exibido. Para usar avatar, cadastre-se em Gravatar.com.