Estilos Decor | 16 de abril de 2019

Estilo Escandinavo – Características

O que era específico de uma determinada região já virou um estilo e é a tendência do momento. E não é pra menos, esse queridinho é lindo demais!

Observação rápida – Escandinávia é formada por três países: Dinamarca, Suécia e Noruega. Esses três países, junto com a Finlândia e a Islândia, forma também os países nórdicos. Por isso quando falamos em decoração escandinava e nórdica estamos falando, de um modo geral, no mesmo estilo de decoração.

Esse Estilo Escandinavo como estamos vendo hoje surgiu no século XX e, no geral, por influência do clima da região. Isso porque os invernos são bem longos, então as cores claras, principalmente o branco, auxiliam muito quando o objetivo é iluminar os ambientes. Por isso, também, as construções também contam com janelas grandes e tetos mais altos. E claro, pra ajudar nessa questão da iluminação, podemos ver muitas luminárias no Estilo Escandinavo. Ao longo desse post vamos vendo mais elementos desse tipo de decoração e o porque eles são tão usados.

Trazendo o Estilo Escandinavo para sua casa

Combinação de básico, minimalista (nada de excesso), moderno e muito aconchegante.

Base totalmente branca por uma necessidade de clarear o ambiente, como já vimos. Para quebrar todo o branco podemos acrescentar cores, mas continuando na paleta mais discreta, pois ajuda na iluminação. Então vamos do branco, cinza, madeira clara (vamos ver mais pra frente) e pontos focais em preto (muito importante essa parte na decoração).

Você também pode acrescentar cores caso goste da ideia. Tendo esse estilo como base, opte por cores que tenham menos saturação (que não sejam tão vivas), assim, independente da cor que você escolher ela vai conseguir se integrar com o resto do ambiente. Com isso, conseguimos criar uma unidade visual sem que a cor (ou o objeto que tenha aquela cor) chame mais atenção que todo resto. Claro que a cor vai sobressair em relação ao ambiente mas o contraste não vai ser tão grande ao ponto de ofuscar tudo em volta. Essa é a ideia base do estilo. Agora, se sua intenção é chamar atenção mesmo para uma determinada cor ou objeto em específico, vá em frente. 😉 Vou falar mais sobre isso na sequência.

Ponto alto: é comum vermos muitas estampas com padrões mais geométricos e o uso de aramados nesse estilo.

Sempre ambiente bem organizado, passando uma sensação de tranquilidade, o visual é confortável. Vou explicar… acredito que você já saiba o que é simetria, que é um lado igual ao outro. Em um exemplo: tem um criado em cada lado da cama. Em cima de cada criado tem um abajur e um porta-retratos. Dois lados iguais é a simetria. Para esse estilo, você não precisa usar necessariamente a simetria, mas uma coisa bacana a se fazer é deixar harmônico. Como a gente consegue isso: nesse exemplo dos criados, é deixar com o mesmo peso visual… um lado com um abajur e um porta-retratos; já do outro, pode ser um abajur e dois livros empilhados. Isso significa que tem elementos diferentes mas nem por isso um lado chama muito mais atenção que o outro. Essa ideia você pode usar nos demais ambientes, como a composição de quadros em uma parede. É só uma questão de prática e procurar algumas referências bacanas.

Como já vimos com o início do estilo, para trazer uma cara escandinava para sua casa, opte por materiais mais naturais, como piso de madeira (ou imitação como o porcelanato, vinílico e laminado. E dê preferência para os tons claros), tecidos neutros – como o linho e algodão.

Aposto que você já viu muitas inspirações do Estilo Escandinavo com o piso cinza como o cimento queimado (ou porcelanatos que tenham esse efeito). Isso acontece porque eles utilizavam, além da madeira, as pedras que são facilmente encontradas na região. Então, com essa inspiração, o efeito que os pisos estilo cimento acabam refletindo essa referência. É disso que se trata esse estilo… usar materiais disponíveis na região, que se encontra facilmente e são de fácil transporte).

Essa questão da pedra também pode ser encontradas nas paredes. E aqui mais uma alternativa: os tijolinhos brancos, que passam o efeito mais rústico, acompanham a cor base branca e se integram no ambiente.

Palavra chave: SIMPLES. Isso pode dar até uma cara de improvisado, como uma lâmpada pendurada pelo fio. Então o segredo de deixa tudo isso bem bonitinho e não esquecer de deixar tudo bem acabadinho. Lembre-se: simples não é sinônimo de desleixo ou falta de finalização.

Com essa pegada de improvisação, podemos colocar os quadros e outros objetos apoiados diretamente no chão. Também podemos passar encanamento (com fiação) pela parte externa das paredes (como conhecemos bem do estilo industrial e que falaremos aqui no blog mais pra frente). Mas aqui podemos ver uma diferença que geralmente acontece: no estilo industrial os canos têm a intenção de ser chamativos, portanto são pretos ou até pintados de uma cor mais vibrante; já no Estilo Escandinavo podemos deixar esse encanamento na cor branca. É um “improviso arrumadinho”. Claro que não é sempre que vemos um encanamento em um ambiente de Estilo Escandinavo e não necessariamente ele tenha que ser branco, mas aí está uma boa sugestão caso precise recorrer a esse tipo de artifício. 😉

Se preocupe bastante com as luminárias, elas são as cerejas do seu bolo (lembra?! Originalmente eles precisavam sempre melhorar a iluminação).

Pode usar das madeiras, até das que tenham aparência envelhecida. Mas, de novo, pra ser mais assertivo em relação ao Estilo Escandinavo, opte por tons de madeira mais claros. Assim todo o seu ambiente fica com um visual uniforme, deixando o contraste desse estilo mais por conta da cor preta que você vai espalhar pelo ambiente. 😉

Móveis e decorações ideais para o Estilo Escandinavo

Geralmente os móveis são mais modernos e de linhas bem marcadas. As linhas retas são bem mais presentes, mas a combinação com elementos que tenham curvas faz o ambiente ficar bem equilibrado. Um exemplo: o sofá que é um elemento grande e, portanto, que chama bastante atenção você pode dar preferência por linhas retas (nada de encosto ou braços curvos); já a cadeira da mesa de jantar pode ser mais “moderninha” e apresentar mais curvas. Essa combinação deixa o ambiente bem bonito.

Como comentamos, o uso de madeira está presente, então podemos usar tanto os móveis mais modernos quanto os mais rústicos e com madeira de demolição. Assim como falamos no cuidado para harmonizar as cores, você não precisa ser fiel a uma determinada época ou a um padrão específico de móvel, apenas saber deixar tudo harmônico moderando os elementos. Lembre-se: simples, funcional e unidade visual quando se trata de cores. E também esse é um estilo em que você não precisa de milhões de itens decorativos, basta selecionar aqueles que têm sentido pra você. Na hora da limpeza você vai comprovar como esse estilo é pra ser bem prático haha 😀

Outro detalhe que pode dar todo o charme e é comum vermos no Estilo Escandinavo… peças que trazem aconchego e esquentam o ambiente. Um tapete com pelo mais alto, algumas almofadas de tecidos mais quentes (e pelúcia está na moda também), puffs ou mantas de crochê, pelego nas cadeiras,…

Já na decoração opte por peças mais simples de cerâmica e/ou vidro… tudo mais simples, lembra?! Mas seu esforço maior pode ir para a escolha de luminárias, quadros e vasos de planta.

Tons mais neutros (como já vimos mesmo os coloridos têm o objetivo de se integrar com o ambiente como um todo) + verde das plantinhas. Agora, se o objetivo é deixar o ambiente um pouco mais alegre, além dos pontos focais com decoração em preto, você pode acrescentar uma cor mais viva e assim mesclar esse estilo de decoração com o seu gosto. Afinal, o ambiente tem que ser a cara e o espelho do dono 😉

Lá no Pinterest eu tenho uma pastinha dedicada a esse estilo. 😉

  Tenha em casa. Compre online …
  1. Sofá – Compre aqui
  2. Poltrona – Compre aqui
  3. Almofada Alce – Compre aqui
  4. Almofada Chevron – Compre aqui
  5. Tapete – Compre Aqui
  6. Mesa de Centro – Compre aqui
  7. Puff croche – Compre aqui
  8. Vaso Cimento e preto – Compre aqui
  9. Vaso Branco – Compre aqui
  10. Vaso Grande – Compre aqui
  11. Luminária – Compre aqui
  1. Mesa Extensível – Compre aqui
  2. Cadeira – Compre aqui
  3. Buffet – Compre aqui
  4. Luminária – Compre aqui
  5. Jogo Americano – Compre aqui
  6. Enfeite Parede – Compre aqui
  7. Bicicleta – Compre aqui
  8. Mão – Compre aqui
  9. Centro de mesa – Compre aqui
  10. Tapete – Compre aqui
  11. Vaso Cactos – Compre aqui
  1. Cabeceira – Compre aqui
  2. Cesto – Compre aqui
  3. Vaso – Compre aqui
  4. Pelego – Compre aqui
  5. Tapete – Compre aqui
  6. Mesa Lateral – Compre aqui
  7. Espelho – Compre aqui
  8. Abajur – Compre aqui
  9. Almofada Rosa – Compre aqui
  10. Almofada Geométrica – Compre aqui
  11. Almofada Nó – Compre aqui
  12. Puff – Compre aqui
  13. Quadro Alce – Compre aqui
  14. Quadro Geométrico – Compre aqui

Comentários ...

Seu email não será divulgado. Todo comentário passa por uma aprovação antes de ser exibido. Para usar avatar, cadastre-se em Gravatar.com.